Investimento em cultura a custo zero.

Os projetos patrocinados com incentivos fiscais são uma grande tendência de mercado e uma excelente ferramenta de marketing a custo zero! A Muller Cultural personaliza seu projeto atuando na criação, desenvolvimento e produção de projetos amparados pelas leis Rouanet e ProAc – SP, atuando como proponente cultural.

Consultoria e Execução

Porque fazer?

A empresa agrega valor à reputação de sua marca com o patrocínio a projetos que valorizam e incentivam a cultura brasileira, desta maneira promovem um melhor relacionamento com seus clientes, fornecedores e acionistas.

Projetos culturais oferecem diferenciação e sustentabilidade para a marca além de serem utilizados como uma ferramenta de comunicação, que demonstra a responsabilidade social da empresa.

Como fazer?

O ponto de partida é procurar uma produtora cultural que desenvolve, elabora e faz a produção junto com o patrocinador de projetos customizados .

O que fazer?

O ideal é estar em sintonia com os valores praticados em todas as ações de marketing da empresa , para que o público possa associar a marca a um momento de bem estar, os segmentos são diversos, tais como: livros, exposições, teatro e dança. 

Quando fazer?

Tem que se levar em consideração o prazo do desenvolvimento, elaboração, colocação do projeto, analise por parte do órgão responsável e aprovação, este processo dura aproximadamente seis meses.

Após publicação no diário oficial é possível efetuar a captação em até dois anos e realizar no terceiro, ou seja é necessário um ótimo planejamento para o que o objeto final fique pronto na data pretendida.

 

 

 

Conheça as leis de incentivo

ProAC ICMS PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL LEI Nº 12.268/06

Objetivo

Produção e difusão cultural

Regulador

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Quem Incentiva

Pessoa Jurídica

Como funciona?

Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 3%* do ICMS devido pela Pessoa Jurídica**.

Ex.: Se uma empresa paga R$ 5 milhões de ICMS por mês ao governo, poderá destinar R$ 150 mil para incentivar e patrocinar mensalmente um projeto cultural, obtendo as contrapartidas de exposição de um patrocínio normal.

*Conforme tabela decrescente de alíquotas, dependendo do montante do ICMS à recolher.
**Não compete com outros incentivos.

Lei Rouanet  LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA - Nº 8.313/91

Objetivo

Produção e difusão cultural

Regulador

Ministério da Cultura

Quem Incentiva

Pessoa Jurídica com lucro real e Pessoa Física

Como funciona?

Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do Imposto de Renda devido pela Pessoa Jurídica e 6% pela Pessoa Física.

Ex.: Se uma empresa paga R$ 10 milhões de IR ao governo, poderá destinar, portanto, R$ 400 mil para incentivar e patrocinar um projeto cultural, obtendo as contrapartidas de exposição de um patrocínio normal. Esse valor virá como forma de dedução ou abatimento no IR do ano seguinte

Projetos aprovados

Projetos em aprovação e Captação 2020

 

- Saberes e Sabores (ProAc ICMS)

Livro artístico, exposição fotográfica, canal YouTube com app de realidade aumentada

Patrocinador - Casa Santa Luzia

 

Projetos aprovados e captados em 2019

 

- Arigatô Obrigadô - uma jornada entre tradição e modernidade (ProAc ICMS)

Livro artístico com exposição fotográfica interativa com app de realidade aumentada

Patrocinador - Omron

 

- Museu Santa Casa - Retratos e Histórias de Moveis e Objetos de Arte Sacra

Livro artístico com app de realidade aumentada

 

- Primeiras notas - retratos da musica que transforma

Exposição fotográfica itinerante e interativa com app de realidade aumentada, capacitação de jovens musicos e apresentação da orquestra

 

Projetos aprovados e captados em 2018

 

- Indaiatuba - uma olhar sobre cultura, história, tradições e natureza

Livro artístico e exposição fotográfica com app de realidade aumentada

 

- Paraiba - cultura e gastronomia (Lei Rouanet)

Livro artístico com exposição fotográfica interativa e itinerante, ambas com app de realidade aumentada.

 

- Rio Santos - o encontro de curvas, histórias e encantos (Proac ICMS)

Livro artístico e exposição fotográfica.

 

- Santana de Parnaíba - imagens, histórias e tradições (Lei Rouanet)

Exposição fotográfica.

 

Projetos aprovados e captados em  2017

 

- Santos - Historias e encantos (Proac ICMS)

Livro artístico

 

- A reciclagem da arte - cultura e natureza em movimento  (Proac ICMS)

Livro artístico com exposição fotográfica no Centro cultural Artefacto e aplicativo gratuito

 

- Arte, histórias e natureza. Um olhar sobre a cultura da Mantiqueira   (Rouanet)

Livro artístico

 

- Indaiatuba - Um olhar sobre tradições, historias, cultura e natureza (Proac ICMS)

 Livro artístico com exposição fotográfica no Casarão Pau Preto de Indaiatuba e aplicativo gratuito

 

Projetos aprovados e captados em 2016

 

- Santana de Parnaíba - Vida, arte, cultura e natureza (Proac ICMS)

Livro artístico

 

 

Projetos Aprovados e captados em 2015

 

- Os Jardins e a cidade - A cultura em contraste com a natureza (PROAC ICMS)

Livro artístico e exposição fotográfica

 

 

Último Projeto Realizado

Indaiatuba - um olhar sobre historias, tradições, cultura e natureza (2019)

Livro artístico e exposição fotográfica com realidade aumentada

ProAc ICMS

Patrocinador - Spartan do Brasil

Tiragem - 2.000 exemplares

 

Arte, histórias e natureza Um olhar sobre a cultura da MANTIQUEIRA (2018)

Livro artístico

Lei Rouanet

Patrocinadores - Spartan do Brasil

Tiragem - 2.000 exemplares

 

A reciclagem da arte - cultura e natureza em movimento (2018)

Livro artístico com exposição fotográfica, ambos com app de realidade aumentada

Proac ICMS

Patrocinadores - Artefacto, Greenyellow, Styroplast e Ramuza

Tiragem - 3.000 exemplares

 

Santos - Histórias e encantos (2018)

Livro artístico

Proac ICMS

Patrocinadores - Spartan do Brasil, Styroplast e Ramuza

Tiragem - 3.000 exemplares

 

Santana de Parnaíba - Vida, arte, cultura e natureza (2016)

Livro artístico

Proac ICMS

Patrocinadores - Ramuza, Styroplast e Spartan do Brasil

Tiragem - 3.000 exemplares

 

 

Os Jardins e a cidade - a cultura em contraste com a natureza (2016)

Livro artístico  e exposição fotográfica realizada no Jardim Botânico de São Paulo 

Proac ICMS

Partocinadores - Styroplast e Spartan do Brasil

Tiragem - 3.000 exemplares

Exposição - 28 painéis de 2,00 mts X 1,00 mts

 

 Cultura, turismo e arte no Brasil da Copa

Livro artístico de mesa

Lei Rouanet

Patrocinador - Comolatti

Tiragem - 3.000 exemplares

Introdução

Durante aproximadamente duzentos dias, viajamos pelas doze capitais brasileiras que receberão os jogos da Copa do Mundo em 2014, e mais quatro destinos de cada estado. Descobrimos um país fascinante, repleto de encantos turísticos, culturais, artísticos e naturais, com um povo acolhedor, carismático, alegre e interessante, com muita história para contar. Este livro tem o objetivo de inspirar o leitor a planejar sua própria viagem, a partir das nossas experiências, um guia para ser usado, antes, durante e depois da Copa do Mundo. Convidamos você a viajar conosco por estas páginas, e se deixar seduzir por esse Brasil lindo e trigueiro, como já dizia João Gilberto!

Marketing Institucional

A Importância do Marketing Institucional para as Empresas

 

O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante. O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Cultural.

O Marketing Institucional é o conjunto de estratégias utilizadas na realização de uma troca associativa entre a imagem de um produto já consolidado no mercado e a imagem que se deseja para uma empresa ou instituição. Um outro segmento muito importante do Marketing Institucional é o Marketing cultural, onde oferece vantagens significativas para a empresa, tem como objetivo associar o nome da empresa, suas marcas ou serviços, envolvendo produtos ou eventos culturais que tenham sintonia com suas atividades.  

 

Mais artigos...