A pequena Conceição “escondeu seu tesouro natural mato a dentro, lá no Tabuleiro” . Deixando de lado a brincadeira do trocadilho, o município guarda um rico patrimônio natural diverso e endêmico a ser descoberto pelo turista.
A paisagem urbana da pequena cidade de Conceição do Mato Dentro remete ao passado, o casario colonial e as igrejas históricas combinados ao calçamento original de suas ruas, feito por escravos no sec. XVIII, retratam ainda a importância econômica da época na qual guardava ouro e pedras preciosas em suas terras. Mas, o seu tesouro natural, “Conceição escondeu mato adentro, lá no Tabuleiro”. Deixando de lado a brincadeira do trocadilho, o município localizado a 168 km de Belo Horizonte, guarda um rico patrimônio natural diverso e endêmico.
Assista ao vídeo onde mostramos a cidade de Conceição do Mato dentro:
Centralizados principalmente no distrito do Tabuleiro, a 18 km da cidade, os impressionantes cenários naturais descortinam paisagens belíssimas compostas de cânions e cachoeiras. Para facilitar a visita aos principais atrativos da região o ideal é hospedar-se no Tabuleiro. A Pousada da Gameleira é uma ótima opção, pois além de oferecer conforto em suas instalações, conta com o apoio de condutores locais, indispensáveis para guiar os visitantes nas caminhadas.
A majestosa Cachoeira do Tabuleiro
Dentro do Parque Municipal do Ribeirão do Campo, a cachoeira do Tabuleiro merece destaque, é a maior de Minas Gerais e a terceira maior do país, considerada por muitos, uma das mais bonitas do Brasil. A trilha que sai da sede do parque atravessa campos rupestres em meio à diversidade colorida da flora do cerrado e leva o visitante a caminhar uma boa parte pelo leito do rio até a base da queda, por este motivo a trilha fica fechada quando as chuvas aumentam consideravelmente o volume de suas águas, assim a melhor época para visitá-la é entre abril e início de novembro, na estação seca.
A cachoeira impressiona com seus 273m de queda livre, que desce de um paredão de quartzito e cai num enorme poço ladeado por blocos de pedra, um reduto natural de encher os olhos e a alma de qualquer turista. A parte alta da cachoeira também é acessível por trilha. A caminhada é mais longa e cansativa, mas recompensada pelo delicioso banho nas piscinas formadas pelo rio antes da queda. Se o objetivo é apenas contemplar a cachoeira, siga até o mirante que fica a apenas 20 min. da portaria do parque, a vista panorâmica de todo o maciço que compõe o entorno da cachoeira é daquelas que não sai mais da memória.
Assista ao vídeo da Cachoeira do Tabuleiro:
Circuito de cachoeiras
Preservada pelo Parque Estadual Serra do Intendente a formosa cachoeira Rabo de Cavalo é outro atrativo imperdível. A trilha que leva à sua base é sem dúvida uma das mais bonitas da região, o turista caminha entre a mata nativa que mistura espécies da Mata Atlântica e do Cerrado e passa por espelhos d´água que compõe com a vegetação e as pedras, paisagens exuberantes. Aos poucos a cachoeira se mostra entre os paredões de rocha por onde desce seus 120 m de queda formando um poço com mais de 6 metros de profundidade, que permite aos mais corajosos nadar e desfrutar da massagem natural em suas águas.
Assista ao vídeo da cachoeira Rabo de Cavalo:
A cachoeira do Congonhas também não fica atrás no quesito “beleza”, suas águas despencam em meio a paredões de rocha numa queda de 107m em um poço de águas tranqüilas e cristalinas que formam um lindo espelho d’água.
Com paisagem bem diferente, o córrego do Frera tem várias quedas em seu curso, a formação rochosa é parecida com as da Serra do Cipó, curiosamente com as pontas das rochas voltadas para oeste.
Assista ao vídeo do Córrego do Frera:
O Poço do Pari formado no encontro do rio Preto e do Córrego Grande é rodeado por rochas, mata ciliar e uma praia de cascalho branco, é aqui que a maior parte das crianças da comunidade do Tabuleiro vem aprender a nadar.
Assista ao vídeo do Poço do Pari:
O Poço do Val é formado no leito do Rio Preto, no entorno, as rochas, pedras e a mata ciliar contrastam com a cor de caramelo de suas águas, distante poucos metros da Pousada Gameleira, é freqüentado pelos hóspedes que o consideram a piscina natural da pousada.
Vestígios de nossos antepassados
Camufladas em meio aos encantos naturais, inscrições do homem primitivo estão espalhadas pela região de Conceição do Mato Dentro. A maior parte destes sítios arqueológicos encontra-se dentro de propriedades particulares e alguns são passíveis de visitação. A Lapa dos Gentius guarda pinturas rupestres com cerca de 8 mil anos. Uma caminhada fácil leva o visitante até estas marcas de nossa história. Bem ao lado da rocha quartizitica onde estão os desenhos, a visita a uma gruta, possivelmente usada como abrigo, instiga a imaginação dos turistas a pensar como seria a vida nesta fase de nossa evolução.
Assista ao vídeo dos vestígios de nossos antepassados:
O Pastel de angu
Esta iguaria trazida da mesa dos escravos para a dos turistas não pode ser apreciado em outro local que não seja a casa de Dona Lélia. A família toda já está acostumada com amigos e turistas que batem em sua porta a procura do pastel de angu. Sua mãe aprendeu a fazer o pastel com a escrava que a criou e ensinou à filha, que não faz segredo da receita. Hoje o famoso pastel é uma tradição da culinária local, e servido na casa de Dona Lélia vem acompanhado das histórias contadas pelo seu esposo, o Sr. Antonio. Um programa pra lá de completo.
Parque Municipal Salão de Pedras
Localizado numa das partes mais altas da cidade, o parque é composto por formações rochosas esculpidas pela ação da chuva e do vento ao longo dos anos. É um ótimo local para contemplar a vista de 360 graus de toda região. Muitos turistas sobem em cima das grandes pedras para apreciar o por do sol e o céu estrelado.
Assista ao vídeo do Salão de Pedras:
Cultura
Sempre buscamos conhecer a cultura do local que visitamos. No vídeo a seguir você vai conferir a visita que fizemos a um morador do distrito do Tabuleiro e em Conceição do Mato Dentro, fomos saber como funciona uma selaria artesanal, onde fabrica selas especiais, passando suas habilidades de geração a geração.
Como chegar:
A partir de Belo Horizonte, pegar a MG 424 sentido Confins, até Lagoa Santa, seguir para a MG 10, até o distrito de Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota) em Santana do Riacho. Deste ponto em diante deve-se seguir a MG-010 por mais 63 Km até Conceição do Mato Dentro. Para chegar ao Distrito do Tabuleiro, siga por mais 18 km de estrada de terra, seguindo a sinalização.
Onde ficar:
Pousada da Gameleira
Rua Elói Chaves, 78
Tel: 31 9648-2333 / 9708-2002 / 9263-2968
www.pousadadagameleira.com.br
Além da hospedagem a pousada também oferece refeições bem servidas e serviço de guias para quem se aventura nas caminhadas.
Assista ao vídeo e conheça a Pousada da Gameleira:
Onde comer:
Recanto do MercadoRua Prefeito José Pires Carneiro, 50
Dentro do Mercado Municipal de Conceição do Mato Dentro. Num espaço grande e arejado, serve uma comida farta e variada.