O Paraíso Eco Lodge é um daqueles lugares que tem o dom de provocar amor à primeira vista. Distante apenas 270 km da capital paulista e a 249 km de Curitiba, no município de Ribeirão Grande, pertinho do Parque Estadual Intervales, é um refúgio natural para quem pretende passar algum tempo longe da cidade e junto à natureza, com muito conforto.
O Lodge visa um novo conceito de hospedagem e lazer, foi criado com a proposta de preservar o ambiente, a arte e a cultura, além de oferecer aos hóspedes a oportunidade de interagir consigo mesmo e com o meio natural, já que por aqui o que não falta é espaço, o Paraíso Eco Lodge fica dentro de uma reserva ecológica particular de 17 milhões de metros quadrados entre o Parque Estadual do Alto Ribeira (Petar), a Estação Ecológica Experimental do Xituê e o Parque Estadual Carlos Botelho e pertinho do Parque Estadual Intervales.
Desde a chegada o hóspede começa a deixar para traz qualquer lembrança da vida urbana, seu veículo fica estacionado a 1,5 quilômetros num local seguro dentro da propriedade. A viagem ao “paraíso” continua por uma estrada estreita em meio à mata no veículo de apoio juntamente com o pessoal do hotel. O nome faz juz à estrutura: perfeitamente integrada à natureza com extremo bom gosto e ares de paraíso. Entre as árvores, o imenso lago e as acomodações estão várias esculturas que remetem às culturas da Ásia, África e América, com destaque para a estátua de Buda de 1,65 metro de altura, feita de bronze e trazida da Índia. Este santuário natural inspira a busca da paz, do bem estar físico e espiritual.
Passeios e aventuras no Paraíso
Dentro dos limites do Paraíso Eco Lodge há 13 trilhas, três cavernas, nascentes, rios, cachoeiras e picos. A equipe de monitoria acompanha as atividades e dá assistência a quem pretende participar das caminhadas, são dois passeios externos agendados por dia.
Todas as trilhas são em meio a florestas primárias de Mata Atlântica, por entre árvores de mais de 40 metros, numa riquíssima flora, extremamente preservada, lar de variadas espécies de animais, como aves, roedores, répteis, felinos, insetos, entre outros.
As caminhadas têm vários níveis de dificuldade, as mais procuradas são as fáceis, que agradam a toda a família, e levam a cachoeiras, cavernas e picos. Os guias muito preparados contam sobre a vegetação e as histórias que envolvem cada lugar.
Cachoeira das Três Quedas – em 45 minutos de caminhada você chega à cachoeira de águas cristalinas e geladas, ela é liberada para o banho que promove uma deliciosa massagem natural.
Cachoeira Dourada – em apenas 30 min. de caminhada chega-se a cachoeira, assim chamada pelo reflexo dourado do sol em suas águas, que convidam ao banho.
Cachoeira dos Colibris – caminhando por 30 min. por uma trilha sombreada e alguns trechos onde é preciso cruzar um riacho, esta bela cachoeira acolhe colibris que costumam banhar-se em suas águas.
Gruta Misteriosa – como diz o nome, esta gruta guarda mistérios e histórias contadas pelo guia “in loco”. A caminhada é curta e fácil, leva apenas 30 min.
Gruta do Guardião – é uma das mais belas dentro do Paraíso, com formações calcarias possui um imenso salão com altura aproximada de 20m e espeleotemas em desenvolvimento. O nome é por conta de uma das formações que lembra um guardião.
Pico do Por do Sol – Assistir ao show de despedida do astro rei de cima do pico é um privilégio. A vista inclui também toda a serra e arredores do Paraíso. A trilha leva 30 min para ser percorrida e vale o pequeno esforço da subida.
Além destas, outras trilhas levam as Cachoeiras do Desejo, dos Anjos, do Cogumelo, à Gruta do Dragão, aos picos do Gavião e Gaviãozinho, além da trilha dos Encantados.
O lago principal se transforma numa imensa piscina natural para um bom mergulho, ou simplesmente para relaxar depois da caminhada num puff colocado na extensão da longa passarela de madeira que parece flutuar sobre a água.
Roteiros externos
O hóspede pode também contratar ajuda da monitoria para realizar passeios nas redondezas do Paraíso Eco Lodge, são oferecidos passeios ao Petar, à Caverna Luminosa, à Caverna do Fendão e ao Vale do Arcão.
Museu
Privilegiando o lado cultural do Paraíso, o museu conta com arquitetura inspirada nas Ocas Indígenas, onde os visitantes e os hóspedes tem a oportunidade de conhecer um pouco da arte africana, asiática e americana, tema das acomodações do lodge, além de apreciar e adquirir trabalhos dos artesãos locais.
Sustentabilidade como objetivo
Como não poderia deixar de ser a sustentabilidade está presente em todos os itens convencionais da hotelaria sustentável como: tratamento de esgoto, coleta seletiva, utilização do lixo orgânico como adubo, as lareiras dos apartamentos têm velas no lugar de lenha para reduzir a emissão de gás carbônico, as acomodações foram construídas com materiais reciclados, além de buscar oportunidades de desenvolvimento sustentável para a comunidade da região, gerando empregos, formando e capacitando profissionais e fornecedores, envolvendo-os no processo de consciência socioambiental. O Paraíso também apóia programas sociais e artísticos da comunidade, privilegiando seus hóspedes com exposições e apresentações exclusivas da região.
Acomodações
Para lá do conforto e sofisticação surpreendentes, a decoração temática dos chalés e cabanas do Paraíso merece destaque. As peças e móveis que compõe as acomodações vêm diretamente da África, Ásia e das Américas, levando o hóspede a uma viagem por estes continentes.
Os bangalôs à beira do lago têm de 80 a 110 metros quadrados, foram exclusivamente planejados para casais e representam o módulo “Ásia”. As cabanas erguidas por palafitas em meio à floresta remetem ao continente africano compondo o módulo “África”, mais para frente, as cabanas montanhesas que compõe o módulo “América”, contam com duas ou três suítes e são dedicadas a famílias.
Gastronomia
As refeições são servidas dentro do restaurante do lodge, exclusivamente preparadas por um chef para que os hóspedes tenham muita energia para desfrutar do Paraíso.
O empreendimento conta ainda com salão de jogos, bar-pub, fittness center, um espaço alternativo para práticas de meditação e yoga e salão de eventos.
Paraíso Eco Lodge
Estrada Intervales, km 18,5
Reservas: 15 3542-5507 / 11 8613-1313
www.brasilparaiso.com
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Como chegar
A partir de São Paulo pegar a rodovia Castelo Branco sentido interior. No km 129 (saída B - Tatuí) pegar a SP-127, sentido Itapetininga. A partir deste trecho, seguir indicações para Capão Bonito. Ao chegar à cidade, seguir as placas para o Parque Estadual Intervales. No caminho, cruza-se o município de Ribeirão Grande, o Paraíso Eco Lodge está a 18 quilômetros da cidade.
As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:
Apoio de:
Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Gatorade