Encravada nas belas montanhas da Serra da Mantiqueira, a mineirinha Gonçalves tem arrancado elogios de quem escolhe a cidade para desfrutar da tranqüilidade junto à natureza.
Artesãos diferenciados e chefs renomados também escolheram Gonçalves como fonte de inspiração para seus dotes, com isto a infra-estrutura da cidade ganhou muito, conta com ótimos restaurantes, ateliers e lojas de artesanato diferenciadas e pousadas extremamente charmosas.
Curtir a natureza, o melhor programa em Gonçalves
A exuberante paisagem com florestas de araucárias, penhascos e cachoeiras promovem a prática do ecoturismo e das atividades de aventura. As caminhadas são muito agradáveis, também pelo fato do clima da serra, fresco até mesmo no verão. Chegar ao cume das montanhas ao redor da cidade proporciona a oportunidade de desfrutar de belas vistas de toda a região. O ideal é contratar uma agência local para organizar seus passeios, pois a maior parte deles está longe do centro urbano e requerem a experiência de um guia para acompanhá-los. Muitos dos locais turísticos ficam dentro de propriedades particulares, que só autorizam a entrada junto com o guia, que já tem autorização prévia. Nós contratamos os serviços da Tribo na Montanha, que se mostrou muito eficiente não apenas em guiar os passeios, mas também por nos fornecer valiosas informações sobre a flora, fauna e histórias de Gonçalves.
Caminhadas
Ascender ao cume da Pedra Bonita requer um pouco de preparo físico, o pico está a 2120m de altitude. Esta caminhada não pode, nem deve, ser feita sem um guia local, é um programa para o dia inteiro, assim, se optar por conhecer o pico mais bonito de Gonçalves, não deixe de levar com você muita água e um bom lanche de trilha. A caminhada começa a partir de 1650 m de altitude e atravessa a mata composta de campos, bosques, florestas e muito bambu. Depois de subir bastante começam a surgir grandes blocos de rocha com vista para apenas um dos lados da pedra.
A partir destes platôs, a caminhada fica bem mais leve e você já está perto do cume. Lá em cima a paisagem é de tirar o fôlego! Fato que compensa, e muito, o esforço da caminhada. Entre as rochas, encontram-se musgos, bromélias e a fascinante vista de 360 graus, sem obstáculos, que engloba parte da região do sul de Minas, do Vale do Paraíba e da Serra do Mar.
A 1970m de altitude e acesso por trilha fácil, que leva por volta de três horas (ida e volta), a subida ao cume da Pedra do Forno, assim chamada por conta do seu formato que lembra um grande forno arredondado, não é menos encantadora. A caminhada se dá em meio à mata nativa, com riachos, xaxins e bromélias. A trilha termina em uma pequena escada com degraus de ferro presos a pedra por onde o turista chega ao cume. No topo, uma pequena capela e a incrível vista de 360 graus que compreende a Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí), Campos do Jordão, Monte Verde, Pedra de São Domingos e as montanhas ao redor. A Pedra do Forno está localizada dentro de propriedade particular, a caminhada se inicia e termina no restaurante do Zé do Ouvídio e Glória, onde após a caminhada você pode degustar uma deliciosa comidinha mineira feita no fogão à lenha.
Outras caminhadas levam o turista ao cume da Pedra Chanfrada, da Pedra de São Domingos e da Pedra do Barnabé.
A caminhada à Pedra do Cruzeiro já é bem mais íngreme, uma forma mais divertida de chegar ao seu cume é contratar um passeio Off Road a bordo de um veículo 4X4, chegando bem perto do topo da pedra. O trajeto passa em meio à plantação de bananas e mata nativa por uma estrada bem acidentada que faz do passeio uma aventura à parte.
Depois a caminhada ao cume é bem curta. A Pedra não é muito alta, mas oferece uma boa vista da região montanhosa e dos bairros logo abaixo da pedra. O passeio continua para um tour cultural pelo bairro dos Venâncios, onde se localizam intactos os antigos casarões de pau-a-pique.
Circuito das cachoeiras
Incluir um banho em uma (ou todas) cachoeira de Gonçalves é um programa que não pode faltar em uma visita à cidade, mesmo que você não seja chegado a uma água gelada, no mínimo poderá contemplar a beleza e diversidade de cada uma delas.
A 3 km do centro, a Cachoeira do Simão é uma das mais visitadas pelos turistas. Sua queda de cerca de 7 m é dividida em duas partes e deságua numa piscina natural.
A Cachoeira do Retiro, localizada no bairro de São Sebastião das Três Orelhas, a 2 km do centro, é formada por um conjunto de várias quedas e piscinas naturais.
Também a 2 km do centro, e a curta caminhada em meio a mata nativa que leva até a Cachoeira das Andorinhas é fresca e agradável. A cachoeira é formada por dois saltos principais. Costuma ser visitada por turistas que procuram por tranqüilidade e contemplação, mas os banhistas também podem usufruir de suas piscinas naturais localizadas entre as quedas.
Num espaço grande e aberto, a Cachoeira do Cruzeiro desliza suas águas para um enorme poço com fundo de areia, ótimo para quem pretende desfrutar do banho.
Aventura : rapel, bóia-cross e cavalgada
Além da contemplação e do banho, a Cachoeira da Pedra do Forno, nos proporcionou uma aventura mais radical: o rapel. Se você gostaria de experimentar esta atividade, aqui é o local indicado. Com apenas 40m de queda, a formação natural da cachoeira é adequada a iniciantes. A Tribo da Montanha possui guias treinados e competentes para a prática segura deste rapel em cachoeira.
No verão, o Rio Capivari sobe e o bóia–cross, atividade de aventura onde o praticante é levado pela corredeira de um rio a bordo de bóias especiais, é muito procurado. As águas límpidas do rio atraem os mais aventureiros a descer suas quedas e corredeiras em dois percursos: um mais fácil com 2 km de extensão e outro para os mais experientes com um percurso de aproximadamente 3 km por quedas de até 3m e meio de altura.
Cavalgar é uma atividade sempre muito bem-vinda nas cidades serranas. A cavalgada ecológica é muito segura e oferece a oportunidade de interagir não apenas com a natureza ao redor, mas também com o animal.
Escolhemos um roteiro de 3 horas (ida e volta) montanha a cima, até um mirante natural de onde pudemos apreciar o fim de tarde, fomos brindados com o momento do dia quando o sol bate nas montanhas criando um visual bucólico e fascinante.
Arte na montanha
A encantadora natureza de Gonçalves é fonte de inspiração para vários artistas e artesãos que se estabeleceram na cidade. Um bom programa cultural é visitar os ateliers para conhecer os diferentes estilos e apelos artísticos, e também para fazer umas comprinhas.
O atelier Feito Fibra da artista Virginia Pinto Coelho expõe além da sua própria arte em tramas incrivelmente bela e variada, obras de outros artistas da região. A artista também compartilha seus conhecimentos com a comunidade num projeto social fantástico, um exemplo a ser seguido por todo o país.
Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 240
O Atelier Papegilla apresenta a arte de Cynthia Gavião. A artista faz peças de decoração em uma mistura de papel reciclado e argila. O resultado são peças de decoração e utilitários diferentes e delicados.
Estrada Gonçalves/ São Sebastião das Três Orelhas, 4 km
No centro da cidade o atelier Pau Véio expõe as peças da artesã Eliana Carvalho que reaproveita peças como janelas velhas, armações e outros materiais descartados, e transforma em arte.
No atelier Sr. Adão, os filhos e sobrinhos do falecido Sr Adão, também fazem um trabalho fantástico reaproveitando madeira descartada, transformando o que iria para o lixo em estátuas, imagens, placas e mandalas.
Ainda no centro a Vila do Artesão foca a arte de Val e Ricardo que fazem um trabalho bem interessante com pintura em peças de madeira reaproveitada, tecidos e outros materiais.
A Alquimia Nativa, cosmética artesanal e a Chocolateria Chocolótus funcionam na segunda casa mais antiga da cidade. Procurando preservar as tradições, além de degustar os melhores chocolates de Gonçalves, o local oferece a oportunidade de quem visita as lojas, tomar um café de coador, moído na moedeira manual com bolo, como antigamente. Você é recebido na sala ou no quintal de uma maneira muito especial.
Rua Antonio C Rosa, 189.
Exatamente em frente à Chocolótus, a Senhora das Especiarias fabrica geléias, temperos e chutneys artesanalmente, os produtos não utilizam corantes e nem conservantes.
Pólo gastronômico
Comer bem é um dos grandes prazeres para quem gosta de viajar. Gonçalves tem o dom de atrair artistas, e a culinária não foi uma exceção. Muitos chefs estabeleceram aqui seus restaurantes com especialidades e apelos gastronômicos diferenciados. Aqui algumas sugestões para gourmet nenhum botar defeito:
Restaurante Nó de Pinho
O menu é comandado pelo Chef Sergio Peres. Nós provamos duas especialidades, a carne de lata com alho poro e mandioca e uma massa recheada de carne seca e abóbora ao molho de requeijão. Dois pratos muito saborosos que misturam a cultura local ao cardápio moderno.
Para chegar ao restaurante, siga sentido a São Sebastião das 3 Orelhas. Depois de aproximadamente 2 km você encontrará uma entrada à esquerda com a indicação do restaurante.
Tel: 35 - 3654-1398 - www.nodepinho.com.br
Restaurante Sauá
O chef Vitor Pompeu buscou um toque caipira para completar pratos da cozinha contemporânea que serve em seu restaurante. Não deixe de provar os pratos de truta preparados na hora no fogão à lenha. O ambiente é aconchegante e possui uma vista belíssima para as montanhas. O restaurante fica a 7,4 km de terra do centro, sentido ao Bairro Sertão do Cantagalo.
www.sauanaserra.blogspot.com
Restaurante Kitanda Brasil
O cardápio servido pessoalmente pela chef Tanea Romão, serve um menu degustação no espaço informal e charmoso do restaurante. Seus quitutes e pratos promovem uma encantadora experiência gastronômica.
Rua Antonio Caetano Rosa, 217 - centro
Tel: 35- 3654.1406
kitanda-quitandasequitutes.blogspot.com
Porto do Céu Restobar
Comandado pelo chef Sergei Kotolevzev e sua esposa, Sônia Sarto, o restaurante é, como o nome diz, um restaurante com ares de barzinho, ponto de encontro noturno de moradores e turistas. No cardápio o destaque é o deliciosocapeletti in brodo com recheio de frango, legumes ou carne, acompanhado de um pão folheado. Aos sábados normalmente há shows ao vivo com apresentação de bandas e cantores da região.
Rua Cel Procópio Ribeiro, 80 - Centro.
Tel: 35 3654.1233 / 35 9806.3575
www.portodoceu.art.br
Restaurante Deméter na Roça
Ao sair das caminhadas e atividades na natureza, o almoço no Demeter é uma das melhores opções da cidade. Fica aberto até mais tarde e a farta comida mineira é realmente de primeira!
Rua João Carlos da Silva, 320 – Centro
Tel: 35 3654-1117
Café com Verso
Num ambiente charmoso e encantador, é servido um ótimo expresso e docinhos de dar água na boca, a proprietáriaAndreia, além do bom gosto, criou um ambiente cultural com biblioteca pública e cede o espaço do café, para que crianças e adultos da comunidade e turistas possam ter acesso gratuito a livros e à arte, por meio de exposições dos artistas locais.
Praça Monsenhor Dutra, 246 - Centro,
Tel: 35 3654-1241 / 35 3654-1241
cafecomversolivraria.blogspot.com
Agência receptiva
Tribo da Montanha
Rua: António Caetano da Rosa 173 Centro Gonçalves-MG
Tel.: 35 3654 1172 / 35 9993 2875
http://tribodamontanha.blogspot.com
Hospedagem
Entre as muitas pousadas com diferentes apelos de charme, natureza e preço justo, a Vida Verde se destaca. Além de ser a única da região com três tipos de hospedagem: apartamentos, suítes e chalés, está em meio a mata e a um bosque de Araucárias. A infra-estrutura é bem completa e inclui piscinas, sala de ginástica, playground, biblioteca, campo de futebol e o melhor, uma cachoeira dentro dos limites da pousada. Sua Localização privilegiada a 1.450m de altitude e apenas 4 km do centro, é ideal para quem deseja tranqüilidade em meio à natureza com conforto.
Pousada Vida Verde
Estrada São Sebastião, km 4
Tel: 35 6354-1217/ 3654 1219
MSN: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.pousadavidaverde.com.br
Visite o site da Família Muller
Curta nossa fanpage no Facebook
Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter
As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de: