Localizada ao sul do Chile, Termas de Chillan revela-se um ótimo destino aos amantes dos esportes e atividades de inverno. Aos pés do vulcão Chillan, proporcionam o grande prazer de curtir a neve e deixar-se levar nas águas termais.
Termas de Chillán
Mais um tombo! Era muito engraçado assistir aos esquiadores de primeira viagem descer do teleférico. Para nós, a tranqüilidade de saber que não éramos os únicos a pagar este mico!
Na verdade, a pretensão não era passar pelas pistas de esqui e sim conhecer as outras atividades que Termas de Chillán oferece, mas não resistimos às ótimas pistas com skilifts modernos e aquele glamour de deslizar num par de esquis.
Termas de Chillán, no Chile, já é considerado um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para esta prática e notamos que a maioria das pessoas não aproveita a oportunidade de conhecer as outras atividades, não menos interessantes, que a neve proporciona.
Outro fato também é que a maioria dos pais deixa seus filhos interados na recreação dos hotéis e vão correndo para as pistas. Nada contra, afinal todos querem férias! No nosso caso, o Matheus, acompanhou-nos durante todas as atividades e juntos, nos divertimos muito.
Caminhada de raquetes e sky cross country
Quando a guia nos falou em caminhar com raquetes, logo imaginamos aquela cena dos desenhos animados onde os personagens andam pela neve com raquetes de tênis invertidas nos pés. Que nada! As raquetes mudaram muito de lá pra cá, são quase como um losango de plástico duro, que se encaixam nas botas.
No começo é estranho caminhar com aqueles imensos calçados, mas aos poucos você se acostuma com o acessório e descobre que além de estar seguro, pois ele evita escorregões, é um tremendo exercício, ao fim da caminhada sentíamos as pernas endurecidas e cansadas. Fazer desta nossa primeira atividade na neve foi ótimo, serviu como um aperitivo para o Sky cross country, ou esqui de fondo.
Esta modalidade, ainda pouco praticada por brasileiros, consiste em calçar um esqui mais longo e fino, onde apenas as pontas da bota ficam presas, permitindo que você movimente o calcanhar. O objetivo é caminhar através de movimentos de pernas e braços alternadamente, mantendo o equilíbrio sobre os esquis com ajuda dos bastões, em pistas planas ou com pouca inclinação. Quando vimos outros aventureiros se empurrando nos esquis, achamos que seria fácil nos locomover, mas por mais que nos esforçássemos quase não saíamos do lugar.
A tentativa, que durou pelo menos uma hora, valeu para conhecermos a atividade, mas é necessário muito treino e preparo físico para praticar o esqui nórdico, como também é conhecido.
Trenó de cães e snowmobile
Malamute do Alasca é a raça dos cães que puxam os trenós em Termas de Chillán. Este cachorro forte e formoso é muitas vezes confundido com o Huskie Siberiano, que também exerce tal função. Os Malamutes são 65% lobos e apenas 35% cachorros, como nos contou o guia, apesar disto são extremamente dóceis e adoram puxar os trenós, mas é preciso ter o cuidado de misturá-los com as fêmeas para que não briguem.
Ao comando de voz do guia, os cães levantam-se e começa o passeio. As paisagens formam lindos cenários para contemplar e numa das paradas, avistamos o vulcão Chillán.
O passeio de snowmobile segue a mesma linha dos quadriciclos, ou seja, a oportunidade de apreciar a natureza de outro ângulo, a bordo de motos. Mas em Termas de Chillán a diferença é a neve, que torna tudo mais bonito. Na primeira volta o guia acompanha você para ensinar os princípios básicos para pilotar, depois é só seguir o instinto e aproveitar o visual. Também estão disponíveis snowmobiles infantis, para quem quer mostrar este paraíso para as crianças.
Esqui e Snowboards
As pistas em termas de Chillan são perfeitas para todos os gostos e estilos, além de muito modernas.
Para começar na atividade, optamos pelos esquis, pois pareciam mais fáceis de controlar do que os snowboards, as pranchas com bico levantado onde ao praticantes encaixam seus dois pés e “surfam” montanha abaixo .
Principiantes, ou mesmo para quem pretende aperfeiçoar a prática, podem contratar professores particulares ou em grupo, existem pistas fáceis, moderadas, fortes e fora de pista, para os mais ousados.
Na terceira tentativa, você, principiante como nós, já não cai do andarivel (o nome dado aos teleféricos) e aí é só escolher qual montanha irá descer! Mas tenha em mente que normalmente você está sozinho, só vai aparecer alguém para ajudá-lo se realmente seu tombo for feio, assim, tenha cautela ao escolher a pista.
Snowboarders de todas as idades descem as montanhas nevadas de Termas de Chillan. É incrível assistir à crianças bem pequenas em cima das pranchas, arrasando nas pistas.
Para quem tem pelo menos uma semana e pretende aprender a técnica do snowboard, pode contratar aulas particulares, com certeza depois de algum treino e muitos tombos, será uma grande experiência “surfar” pelas as pistas.
Piscinas termais
Nada melhor do que livrar-se das botas de esqui e ir direto para as piscinas termais! Uma parte dela fica em área descoberta e conta com uma hidro massagem. Você fica submerso a 38°C, nas águas que brotam perto do Vulcão Chillan e descem em meio à canaletas naturais chegando até as piscinas termais dos hotéis. Mesmo que por 20 min. (tempo aconselhável para cada banho), seu corpo agradece!
No verão
Quando a estação do sol toma conta das montanhas, a paisagem muda! Aparece o verde, os gramados e as atividades são bem diversificadas. Começando pela caminhada ao vulcão Chillan, que só é possível nesta estação. Arvorismo, escalada, cavalgadas e mountain bike são outras opções que atendem aos aventureiros.
Serviços
Termas de Chillán está a 489 km da cidade de Santiago, e a 82 km da cidade de Chillán. A forma mais fácil de chegar é por via terrestre ou aérea, até Concepción e desse ponto, usar o transfer com destino a Termas de Chillán.
Em São Paulo contrate os seriços da:
Vip´s Turismo e Câmbio
Morumbi Shopping – Rua Roque Petroni Jr., 1089 – lj 235-S
Tel: 11 5181-2192
VIP´s Tur e Câmbio
A agência encarrega-se do pacote completo desde São Paulo, com a vantagem de oferecer várias formas de pagamento.
Onde ficar
Grand Hotel Termas de Chillán
Conta com acomodações muito confortáveis, ótimos restaurantes e a principal piscina termal. A saída para as pistas de esqui saem deste resort, charmoso e com ótima qualidade de serviço.
Oferece o transfer desde o aeroporto de Concepcción ao hotel, incluído no pacote.
A programação do gran Hotel inclui Shows com danças típicas Chilenas numa de suas atrações.
Hotel Pirigallo
Com 3 estrelas, é bem mais simples, mas com boas acomodações. Está localizado a poucos metros do Gran Hotel. Possui locação de esqui e piscina termal.
Hotel Pirimahuida
Com um estilo arquitetônico montanhês, está localizado a 7 km do Resort Termas de Chillán, na localidade de Las Trancas, conta com traslados de ida e volta para o Gran Hotel, para que os hóspedes possam desfrutar das instalações do principal Resort Termal do Chile.
Para as três opções consulte o site:
www.termaschillan.cl
As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:
Apoio de:
Andiamo Ristorante
Botas Chiruca
Poddium restaurante
Visite o site da Família Muller:
Família Muller
Para contratar nossas palestras contate: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.