Considerado um dos mais belos lagos dos Estados Unidos, Lake Tahoe é destino certo para a maioria dos californianos no verão, e também no inverno, quando as montanhas que circundam o lago abrigam ótimas pistas de esqui.
O imenso lago que chega a atingir 501 m de profundidade divide-se entre os estados da Califórnia e de Nevada. Optamos por conhecer e ficar no lado californiano.
O lago Tahoe
Nos primeiros dias hospedamo-nos na pequena Truckee, que fica a apenas 40 km de Lake Tahoe. A história da cidade remonta os tempos do Velho Oeste e na sua cadeia – a Old Truccke Jail, conservada como nos velhos tempos (data de 1825), funciona um pequeno museu da época do faroeste. Truckee abriga uma antiga estação ferroviária que ainda hoje atende passageiros que chegam e partem de trem. A rua principal é repleta de cafés, bares, lojas e restaurantes que acompanham a arquitetura rústica da cidade.
Truckee à noite
Outra opção de hospedagem é Tahoe City, que não tem o charme de Truckee, mas fica a beira do lago e atrai os turistas pelos preços mais modestos que a sua vizinha.
Rua de frente ao lago em Tahoe City
Nossa visita à Lake Tahoe deu-se no inverno, assim o foco principal foi a neve...
Para esquiar, escolhemos Northstar at Tahoe, pois além da estação de esqui ser linda, as pistas são mais indicadas às famílias e iniciantes.
Pistas de Northstar at Tahoe Primeira estação de ski e cafeteria
Contratamos meio período de aula e esquiamos até as 16h30, quando fecham as pistas.
Crianças de todas as idades poderão esquiar na pista de treino de Northstar e, depois de “pegar o jeito”, é possível descer a pista mais fácil que leva à vila. A subida é feita por bondinho para até quatro pessoas, o embarque é fácil, mas é necessário tirar os esquis dos pés.
Pista de treino
Pista fácil para iniciantes
Northstar também oferece pistas para intermediários e experts no esporte. São várias pistas de diferentes dificuldades. Para conhecer os detalhes, acesse o site de Northstar.
Lake Tahoe possui várias estações de esqui, mas como não teríamos tempo para visitar todas, optamos por conhecer além de Northstar, a Squaw Valley, que foi o palco das Olimpíadas de Inverno em 1960, e que até hoje guarda grande parte desta história.
Pistas de Squaw Valley Vila
Símbolo das Olimpíadas de inverno Vila Olímpica
Chegando à vila, pegue o cable car, que numa subida vertical de 600m, leva até o High Camp, que além da vista panorâmica da região e de boa parte do lago possui as bases das escolas de ski e aluguel de equipamento, um SPA com piscina térmica, cinco restaurantes, o museu das Olimpíadas, lojas, e ainda para quem quiser se movimentar sem esquiar, uma pista de patinação com medidas olímpicas.
Cable car Chegada ao High Camp
Piscina térmica - SPA High Camp
Pista olímpica de patinação no gelo High Camp
Fora as pistas de esqui e as montanhas, conhecer o Lago Tahoe é um programa imperdível. Em Tahoe City há vários restaurantes com vista para o lago. Além de ser lindo ao por do sol, levantar cedo (lá pelas 7h00), desafiar o frio e ir ao lago vale à pena. Uma névoa paira acima da água e torna a vista encantadoramente misteriosa.
Outro programão é seguir a margem do lago pelo lado da Califórnia atéEmerald Bay, que segundo os americanos, é considerada um dos lugares mais belos do mundo. Achamos realmente lindo, sobretudo com as montanhas nevadas atrás. São visuais diferentes aos quais não estamos acostumados.
A bela Emerald Bay
Emerald bay
Como Chegar:
De carro a partir de São Francisco (mais ou menos 300 km): Siga pela Interstate 80 East, na direção de Reno.
Pegue a Exit 188B, Sierraville-Lake Tahoe via CA 267.
Vire à direita no final da rampa, na CA 267-Truckee Bypass
De ônibus: pegue um ônibus da GreyHound Bus até Truckee ou se preferir hospedar-se em Tahoe City, de lá pegue outro ônibus até a cidade.
De trem: consulte o roteiro de São Francisco à Truckee no site da amtrak, que sai por volta de US 38,00.
Dica:
No inverno as estradas para Lake Tahoe podem fechar por conta da neve, mas abrem logo, no entanto o ideal é alugar um carro 4X4 ou correntes para os pneus. No entanto é preciso habilidade para dirigir nestas condições. Informe-se na locadora sobre as condições das estradas e que tipo de carro alugar.