Rodeada de Mata Atlântica e tombada pelo Patrimônio Histórico, esta rústica vila de pescadores localizada a 40 km do centro de Ubatuba no litoral norte paulista, encanta quem procura simplicidade, tranqüilidade, e contato com a natureza.
Descrever Pincinguaba é uma tarefa fácil: rodeada de Mata Atlântica, e tombada pelo Patrimônio Histórico, esta rústica vila de pescadores localizada a 40 km do centro de Ubatuba no litoral norte paulista, encanta quem procura simplicidade, tranqüilidade, e contato com a natureza.
Não há muita estrutura, mas o turista que pretende ficar para o fim de semana pode escolher a hospedagem numa das pousadas da vila como a charmosa Santa Martha das Pedras.
A bela praia é ponto de partida e chegada das embarcações que misturam a antiga cultura caiçara, representada pelas canoas, com as modernas lanchas, iates, barcos e caiaques dos turistas brasileiros e estrangeiros que partem para as ilhas, praticamente desertas, onde realizam mergulhos ou simplesmente aproveitam o dia nas praias.
Uma ótima opção para quem pretende fugir do tradicional é realizar um passeio a bordo de caiaques oceânicos. Muita gente acredita que para remar nos caiaques é preciso um bom preparo físico, mas é um engano, pois para seguir para neste passeio, basta ter disposição de remar rodeado de um dos mais belos cenários do litoral brasileiro.
O mar calmo de Picinguaba é ótimo para esta atividade, ajuda os caiaques a ganharem espaço rapidamente oceano à dentro. Quem participa do passeio pode escolher se prefere remar sozinho num caiaque simples, ou acompanhado num caiaque duplo.
Praia da Fazenda
A primeira parada é no rio da praia da Fazenda, esta remada é curta e tem objetivo de fazer com que o praticante se adapte ao caiaque.
A água doce do rio é perfeita para dar uma refrescada, tirar o sal e partir para a praia Brava de Almada, a segunda parada.
Na praia Brava de Almada, quem já tem alguma experiência pode surfar pelas ondas fortes, é bem gostoso.
Ilha dos Porcos
A última parada e destino final deste passeio é a Ilha dos Porcos, dona de uma prainha deserta, com areia branca, muito bonita. Aqui é o lugar adequado para um lanche.
O mar é calmo e claro, perfeito para a pratica do mergulho livre, com apenas uma máscara e o snorquel dá para se divertir muito observando a vinha marinha.
A ilha abriga um riacho onde é possível lavar-se na água doce antes de voltar ao mar.
De volta a Picinguaba
Na volta não há paradas, vamos direto até Picinguaba acompanhados do pôr-do-sol. Este percurso totaliza 12 km de remada: fácil, gostoso e inesquecível!
Esta atividade deve ser feita com uma agência especializada o turista não deve alugar um caiaque e sair sozinho, a não ser que tenha bastante experiência, nós contratamos os serviços da Aroeira Outdoor.
Outra opção para visitar as Ilhas é contratar um barco de pescador na praia de Picinguaba. Combinado o valor do traslado, o pescador leva você e sua família para a Ilha dos Porcos, onde você pode passar o dia, mas não se esqueça de levar água e comida.
Ilha ds Couves
Outra ilha que vale a visita é a Ilha das Couves, é possível remar até lá também, aliás, enriquece bastante o passeio se você estiver a bordo de um caiaque. Este percurso passa pela Ilha Comprida e outras ilhotas. Do caiaque avistamos tartarugas, peixes e uma arraia, disse-nos o guia que os mais sortudos chegam a ver golfinhos.
A Ilha das Couves é pouco freqüentada e mantém a beleza natural de sua praia, além da água cristalina. O mergulho livre é imperdível, basta por uma máscara, ou mesmo uns óculos de natação, para que o fundo do mar lhe encante com toda a beleza da fauna marinha diversificada, que se abriga num fundo de pedras. Pertinho da praia avistamos duas moréias, uma “tropa” de lulas, (muito divertido vê-las nadar em grupo, organizadíssimas), ouriços e muitas espécies de peixes.
Caso esteja com preguiça de remar, o barco do pescador leva você até a ilha, normalmente o deixa e combina um horário para buscá-lo. Remando, são 10 km (ida e volta), parece muito, mas é bem tranqüilo. Remar num caiaque oceânico lhe dá uma sensação única de liberdade numa rica experiência que permite total integração com a natureza, nós descobrimos este prazer.
Como chegar:
De São Paulo siga pela Rodovia Airton Senna, desça a serra pela SP 099, (Rodovia dos Tamoios) e siga pela SP 055 / BR 101 (Rodovia Rio-Santos) até a placa que diz “ Vila de Picinguaba”. Para quem vem do sul do Rio de Janeiro seguir BR 101 e para os mineiros a opção é a BR 116. Picinguaba está a 274 km da capital paulista, a 40 km de Ubatuba e a 31 de Parati, no Rio de Janeiro
As coordenadas para a Enseada de Picinguaba são: latitude 23º22’S; longitude 45º51W.
Expedições em caiaques oceânicos
Aroeira Outdoor
Tel: 11 4402 1541
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Onde ficar
Pousada Santa Martha das Pedras
Vila de Picinguaba
Tel: (12) 3836-9189 / (12) 3836-9196
Melhor opção de hospedagem na vila. Conta com apartamentos amplos e confortáveis num ambiente charmoso e bem decorado, além do café da manhã especial.