Iguape - SP

Injustamente excluída da maioria dos livros de história, Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil, basta saber que a região era o divisor de águas mais ao sul do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha, daí calcular a data de sua fundação, arriscamos a dizer que foi quase junto ao descobrimento de nosso país.

Quem tem o privilégio de percorrer o roteiro do Centro Histórico acompanhado por um guia local, encanta-se com a beleza e a rica história guardada nas construções datadas do início da colonização e dos Ciclos do Ouro e do Arroz, períodos de grande desenvolvimento econômico do município, entre os sec. 16 a 19. Graças a este acervo de casarios e igrejas preservadíssimo, recentemente foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como Patrimônio Cultural, Histórico e Paisagístico do Brasil.

Centro Histórico
Centro Histórico - Foto: Família Müller
Centro Histórico
Centro Histórico - Foto: Família Müller
Centro Histórico
Centro Histórico - Foto: Família Müller

Mas não é só a história que faz de Iguape um ótimo destino turístico. Localizada a apenas 200 km de São Paulo e 260 km de Curitiba. Inserida no Pólo Ecoturístico de Lagamar, a cidade é envolvida pela Mata Atlântica. Dentro de seus limites estão 80% da área total da Estação Ecológica da Juréia – Itatins, a Estação Ecológica de Chauás, além de praias, rios, cachoeiras, montanhas e manguezais que proporcionam ótimas oportunidades de interação com a natureza.

Caminhadas

A trilha do Morro do Espia é um convite à caminhada em meio a Mata Atlântica. Durante o percurso figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas. Depois de percorrer quase três quilômetros, chega-se ao Mirante da Pedra Lisa, que abriga a estátua do Cristo Redentor. A vista espetacular inclui a cidade de Iguape, Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e ao longe, a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. Para quem não pretende caminhar, mas gostaria de admirar a bela vista, o acesso ao mirante pode ser feito de carro, moto ou de bicicleta.

Figueira centenária
Figueira centenária - Foto: Família Müller
Vista da cidade do mirante
Vista da cidade do mirante - Foto: Família Müller

A caminhada que sobe ao Morro do Farol, também oferece uma vista imperdível. A trilha de aproximadamente 1 km, que leva ao farol utilizado para sinalizar às embarcações que adentram ao Mar Pequeno, é coberta por uma vegetação rasteira de gramíneas. La de cima avista-se a Barra do Icapara, o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico, a Ilha Comprida e o Maciço da Juréia.

Vista do Morro do Farol
Vista do Morro do Farol - Foto: Família Müller

A Trilha Ecológica da Vila Alegria, é uma trilha mais leve, está localizada as margens do Rio Suamirim, na Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe. O passeio começa com a travessia de barco ou canoa do Rio Suamirim até chegar ao local de onde sai uma passarela de madeira de 250m sobre o mangue, no percurso, o guia descursa sobre as características do manguezal e da vegetação de restinga. Mais para frente, a atração é a visita a uma casa caiçara de farinha de mandioca.

Trilha Ecológica da Vila Alegria
Trilha Ecológica da Vila Alegria - Foto: Família Müller
Trilha Ecológica da Vila Alegria
Trilha Ecológica da Vila Alegria - Foto: Família Müller
Casa de Farinha
Casa de Farinha - Foto: Família Müller

Outra caminhada, desta vez, pela praia, é a que leva ao Costão da Juréia, localizado ao final da Praia da Juréia. Além de o lugar ser especialmente bonito, aqui pode se observar ecossistemas costeiros como o costão rochoso, a restinga e a mata atlântica de planície e de encosta. Adentrando a mata, logo na entrada da Estação Ecológica Juréia-Itatins, encontra-se a Cachoeira do Pocinho, um bálsamo para refrescar-se da caminhada e tirar a água salgada do corpo.

Trilha para o Costão da Juréia
Trilha para o Costão da Juréia - Foto: Família Müller
Trilha para o Costão da Juréia
Trilha para o Costão da Juréia - Foto: Família Müller

Rapel

Uma atividade que combina cultura e aventura é o rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes, mais conhecido por Caverna do Ódio. Conta uma lenda local que a caverna foi assim chamada por ser um lugar onde se castigavam escravos. Tornou-se um sítio arqueológico pelo fato de que aqui foram encontrados vestígios de ações de povos nômades há milhares de anos. O rapel que sai da parte de cima da caverna, tem 40 metros de altura, sendo 20 metros em rapel positivo e 20 metros em negativo. Indicado para iniciantes e crianças pela pouca altura e facilidade da atividade.

Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes
Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes - Foto: Família Müller
Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes
Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes - Foto: Família Müller
Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes
Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes - Foto: Família Müller

Passeio de barco

A melhor maneira de conhecer o Estuário do Mar Pequeno é a bordo de um barco, uma canoa, ou um caiaque. O Mar Pequeno está entre os municípios de Iguape e Ilha Comprida e integra a região Estuarina-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, considerada um dos maiores criadouros de espécies marinhas do mundo.

O roteiro do passeio de barco parte do centro de Iguape e segue pelo Mar Pequeno até a Praia do Leste. Nos 18 km percorridos, que passa pelo encontro do Rio Ribeira com o mar, o visitante além de desfrutar das belas paisagens que incluem ecossistemas da mata atlântica como o manguezal, a restinga e a mata de encosta, poderá observar aves como o guará-vermelho, colhereiro, garça azul, garça branca, biguá, martim-pescador, etc. No passeio que fizemos, tivemos o privilégio de avistar todas as aves aquáticas e também um jacaré. A pesca esportiva é permitida e há também a possibilidade de aprender sobre a pesca artesanal.

Passeio de barco pelo Mar Pequeno
Passeio de barco pelo Mar Pequeno - Foto: Família Müller
Guarás Vermelhos
Guarás Vermelhos - Foto: Família Müller
Passeio de barco pelo Mar Pequeno
Passeio de barco pelo Mar Pequeno - Foto: Família Müller

Cultura e Artesanato

Museu Histórico e Arqueológico

Localizado no Centro Histórico foi instalado no local da 1ª Casa de Fundição de Ouro do Brasil. O museu conta com painéis e gráficos fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os Ciclos do Ouro e Arroz. O destaque vai para a exposição arqueológica onde se encontram sinais da ocupação Pré-Colonial, com objetos líticos, ósseos e cerâmicos, confeccionados por grupos humanos da Pré-História Brasileira, inclusive os dos “Pescadores Coletores do Litoral” que deixaram os “Sambaquis”, cujos vestígios mais antigos datam de cinco mil anos.

Museu Histórico e Arqueológico<br />
Museu Histórico e Arqueológico
- Foto: Família Müller

Museu de Arte Sacra

Instalado na Igreja do Rosário guarda um acervo com cerca de 100 peças dos séculos 18 e 19, composto por santos, pratarias, estandartes religiosos e relíquias do passado e da história religiosa da cidade.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

A igreja em estilo barroco foi construída em pedra, argamassa e óleo de baleia, por escravos, entre os séculos 18 e 19. Abriga a imagem de Nossa Senhora das Neves, padroeira de Iguape e a do Senhor Bom Jesus de Iguape, que anualmente atrai para a basílica cerca de 150 mil visitantes, entre romeiros e turistas, durante as festividades dedicadas ao Senhor Bom Jesus, realizada entre os dias 28 de Julho a 6 de Agosto.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape<br />
Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape
- Foto: Família Müller

Centro Integrado de Turismo "Antídio Baptista Simões"

Instalado no espaço do antigo Mercado Municipal, às margens do Mar Pequeno, no centro de Iguape, o CITUR abriga a exposição e venda permanente de artesanato e produtos caseiros como esculturas em argila, entalhes em madeira, cestarias, móveis de bambu, papel artesanal com fibras vegetais entre outros artesanatos e trabalhos manuais. O local também oferece oficinas de confecção de produtos artesanais como à de panelas feitas em barro. Também é um ponto de informações turísticas onde se podem contratar passeios e alugar bicicletas.

Oficina de confecção de panelas feitas em barro
Oficina de confecção de panelas feitas em barro - Foto: Família Müller
Passeio de bike pelo centro Histórico
Passeio de bike pelo centro Histórico - Foto: Família Müller
Passeio de bike pela margem do Mar Pequeno
Passeio de bike pela margem do Mar Pequeno - Foto: Família Müller

Centro Integrado de Turismo "Antídio Baptista Simões" – CITUR
Av. Princesa Isabel s/n° - Centro
Tel: 13-38411016
www.artesanatodeiguape.com.br

Agências Receptivas:

Associação de Monitores Ambientais de Iguape
Informações e agendamento de roteiros: tel: 13-97269995
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.amaiiguape.com.br

Iguape Adventure - Esportes de Aventura
Oferece o Rapel na caverna do Ódio, entre outras aventuras e caminhadas.
Tel: 11-7888-1151
Cel: 11-8307-9553
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Blog: igpadventure.blogspot.com

Onde Comer:

A culinária caiçara pode ser experimentada em vários restaurantes da cidade, não deixe de provar a moqueca de manjuba, a tainha fresca recheada e assada na folha de bananeira e a caldeirada.

Restaurante Itacurumins
Endereço: Rua Porto do Rosário n°02 - Centro

Restaurante Capitain Píer
Estrada Mun. Turística Vereador Manoel Alves da Silva n° 2300 - Toca do Bugio

Pizzaria Canal
Largo Durvalino Vieira n° 83 - Centro

Restaurante As Caiçaras
Rua Papa João XXIII n° 33 – Centro
Blog: ascaicaras.blogspot.com

Restaurante Rainha do Mar
Endereço: Rua Papa João XXIII n° 408 – Barra do Ribeira

Restaurante Silvi
Endereço: Rua 9 de Julho n° 288 – Centro

Onde ficar:

Pousada Recanto das Aves
Estrada do Icapara km 3,5 – Bairro Enseada
Tel: 13-9711-7812
Cel: 13-9758-3245
www.pousadarecantodasaves.com

Charmosa pousada localizada à beira do Mar Pequeno, oferece hospedagem em chalés de 2 a 6. Possui ótima infra-estrutura que conta com piscina, sala de jogos, playground e acesso a internet. O restaurante da pousada serve sob encomenda, refeições para hóspedes que desejem provar da deliciosa culinária caiçara.

Chalé da Pousada Recanto das Aves
Chalé da Pousada Recanto das Aves - Foto: Família Müller
Café da manhã na Pousada Recanto das Aves
Café da manhã na Pousada Recanto das Aves - Foto: Família Müller
Luau na Pousada Recanto das Aves
Luau na Pousada Recanto das Aves - Foto: Família Müller

Visite o site da Família Muller


Curta nossa fanpage no Facebook.

Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

 

Apoio de:

Hi-Tec

Copa Gastronomia & Futebol
Poddium Restaurante
Gatorade