Injustamente excluída da maioria dos livros de história, Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil, basta saber que a região era o divisor de águas mais ao sul do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha, daí calcular a data de sua fundação, arriscamos a dizer que foi quase junto ao descobrimento de nosso país.
Quem tem o privilégio de percorrer o roteiro do Centro Histórico acompanhado por um guia local, encanta-se com a beleza e a rica história guardada nas construções datadas do início da colonização e dos Ciclos do Ouro e do Arroz, períodos de grande desenvolvimento econômico do município, entre os sec. 16 a 19. Graças a este acervo de casarios e igrejas preservadíssimo, recentemente foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como Patrimônio Cultural, Histórico e Paisagístico do Brasil.
Mas não é só a história que faz de Iguape um ótimo destino turístico. Localizada a apenas 200 km de São Paulo e 260 km de Curitiba. Inserida no Pólo Ecoturístico de Lagamar, a cidade é envolvida pela Mata Atlântica. Dentro de seus limites estão 80% da área total da Estação Ecológica da Juréia – Itatins, a Estação Ecológica de Chauás, além de praias, rios, cachoeiras, montanhas e manguezais que proporcionam ótimas oportunidades de interação com a natureza.
Caminhadas
A trilha do Morro do Espia é um convite à caminhada em meio a Mata Atlântica. Durante o percurso figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas. Depois de percorrer quase três quilômetros, chega-se ao Mirante da Pedra Lisa, que abriga a estátua do Cristo Redentor. A vista espetacular inclui a cidade de Iguape, Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e ao longe, a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. Para quem não pretende caminhar, mas gostaria de admirar a bela vista, o acesso ao mirante pode ser feito de carro, moto ou de bicicleta.
A caminhada que sobe ao Morro do Farol, também oferece uma vista imperdível. A trilha de aproximadamente 1 km, que leva ao farol utilizado para sinalizar às embarcações que adentram ao Mar Pequeno, é coberta por uma vegetação rasteira de gramíneas. La de cima avista-se a Barra do Icapara, o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico, a Ilha Comprida e o Maciço da Juréia.
A Trilha Ecológica da Vila Alegria, é uma trilha mais leve, está localizada as margens do Rio Suamirim, na Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe. O passeio começa com a travessia de barco ou canoa do Rio Suamirim até chegar ao local de onde sai uma passarela de madeira de 250m sobre o mangue, no percurso, o guia descursa sobre as características do manguezal e da vegetação de restinga. Mais para frente, a atração é a visita a uma casa caiçara de farinha de mandioca.
Outra caminhada, desta vez, pela praia, é a que leva ao Costão da Juréia, localizado ao final da Praia da Juréia. Além de o lugar ser especialmente bonito, aqui pode se observar ecossistemas costeiros como o costão rochoso, a restinga e a mata atlântica de planície e de encosta. Adentrando a mata, logo na entrada da Estação Ecológica Juréia-Itatins, encontra-se a Cachoeira do Pocinho, um bálsamo para refrescar-se da caminhada e tirar a água salgada do corpo.
Rapel
Uma atividade que combina cultura e aventura é o rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes, mais conhecido por Caverna do Ódio. Conta uma lenda local que a caverna foi assim chamada por ser um lugar onde se castigavam escravos. Tornou-se um sítio arqueológico pelo fato de que aqui foram encontrados vestígios de ações de povos nômades há milhares de anos. O rapel que sai da parte de cima da caverna, tem 40 metros de altura, sendo 20 metros em rapel positivo e 20 metros em negativo. Indicado para iniciantes e crianças pela pouca altura e facilidade da atividade.
Passeio de barco
A melhor maneira de conhecer o Estuário do Mar Pequeno é a bordo de um barco, uma canoa, ou um caiaque. O Mar Pequeno está entre os municípios de Iguape e Ilha Comprida e integra a região Estuarina-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, considerada um dos maiores criadouros de espécies marinhas do mundo.
O roteiro do passeio de barco parte do centro de Iguape e segue pelo Mar Pequeno até a Praia do Leste. Nos 18 km percorridos, que passa pelo encontro do Rio Ribeira com o mar, o visitante além de desfrutar das belas paisagens que incluem ecossistemas da mata atlântica como o manguezal, a restinga e a mata de encosta, poderá observar aves como o guará-vermelho, colhereiro, garça azul, garça branca, biguá, martim-pescador, etc. No passeio que fizemos, tivemos o privilégio de avistar todas as aves aquáticas e também um jacaré. A pesca esportiva é permitida e há também a possibilidade de aprender sobre a pesca artesanal.
Cultura e Artesanato
Museu Histórico e Arqueológico
Localizado no Centro Histórico foi instalado no local da 1ª Casa de Fundição de Ouro do Brasil. O museu conta com painéis e gráficos fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os Ciclos do Ouro e Arroz. O destaque vai para a exposição arqueológica onde se encontram sinais da ocupação Pré-Colonial, com objetos líticos, ósseos e cerâmicos, confeccionados por grupos humanos da Pré-História Brasileira, inclusive os dos “Pescadores Coletores do Litoral” que deixaram os “Sambaquis”, cujos vestígios mais antigos datam de cinco mil anos.
Museu de Arte Sacra
Instalado na Igreja do Rosário guarda um acervo com cerca de 100 peças dos séculos 18 e 19, composto por santos, pratarias, estandartes religiosos e relíquias do passado e da história religiosa da cidade.
Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape
A igreja em estilo barroco foi construída em pedra, argamassa e óleo de baleia, por escravos, entre os séculos 18 e 19. Abriga a imagem de Nossa Senhora das Neves, padroeira de Iguape e a do Senhor Bom Jesus de Iguape, que anualmente atrai para a basílica cerca de 150 mil visitantes, entre romeiros e turistas, durante as festividades dedicadas ao Senhor Bom Jesus, realizada entre os dias 28 de Julho a 6 de Agosto.
Centro Integrado de Turismo "Antídio Baptista Simões"
Instalado no espaço do antigo Mercado Municipal, às margens do Mar Pequeno, no centro de Iguape, o CITUR abriga a exposição e venda permanente de artesanato e produtos caseiros como esculturas em argila, entalhes em madeira, cestarias, móveis de bambu, papel artesanal com fibras vegetais entre outros artesanatos e trabalhos manuais. O local também oferece oficinas de confecção de produtos artesanais como à de panelas feitas em barro. Também é um ponto de informações turísticas onde se podem contratar passeios e alugar bicicletas.
Centro Integrado de Turismo "Antídio Baptista Simões" – CITUR
Av. Princesa Isabel s/n° - Centro
Tel: 13-38411016
www.artesanatodeiguape.com.br
Agências Receptivas:
Associação de Monitores Ambientais de Iguape
Informações e agendamento de roteiros: tel: 13-97269995
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.amaiiguape.com.br
Iguape Adventure - Esportes de Aventura
Oferece o Rapel na caverna do Ódio, entre outras aventuras e caminhadas.
Tel: 11-7888-1151
Cel: 11-8307-9553
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Blog: igpadventure.blogspot.com
Onde Comer:
A culinária caiçara pode ser experimentada em vários restaurantes da cidade, não deixe de provar a moqueca de manjuba, a tainha fresca recheada e assada na folha de bananeira e a caldeirada.
Restaurante Itacurumins
Endereço: Rua Porto do Rosário n°02 - Centro
Restaurante Capitain Píer
Estrada Mun. Turística Vereador Manoel Alves da Silva n° 2300 - Toca do Bugio
Pizzaria Canal
Largo Durvalino Vieira n° 83 - Centro
Restaurante As Caiçaras
Rua Papa João XXIII n° 33 – Centro
Blog: ascaicaras.blogspot.com
Restaurante Rainha do Mar
Endereço: Rua Papa João XXIII n° 408 – Barra do Ribeira
Restaurante Silvi
Endereço: Rua 9 de Julho n° 288 – Centro
Onde ficar:
Pousada Recanto das Aves
Estrada do Icapara km 3,5 – Bairro Enseada
Tel: 13-9711-7812
Cel: 13-9758-3245
www.pousadarecantodasaves.com
Charmosa pousada localizada à beira do Mar Pequeno, oferece hospedagem em chalés de 2 a 6. Possui ótima infra-estrutura que conta com piscina, sala de jogos, playground e acesso a internet. O restaurante da pousada serve sob encomenda, refeições para hóspedes que desejem provar da deliciosa culinária caiçara.
Visite o site da Família Muller
Curta nossa fanpage no Facebook.
Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter
As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de: