×

Atenção

JFolder::create: Não foi possível criar um diretórioPath: /home/familia/familiamuller.com.br/html/cache/com_templates

Aventuras incríveis em Nova Roma do Sul

Distante da realidade turística das grandes cidades e colonizada principalmente por italianos,Nova Roma do Sul é um lugar bastante pitoresco onde os imigrantes e seus descendentes, criaram uma identidade própria, mesclando o modo de vida gaúcho aos seus costumes e tradições.

Situada a 160 km de Porto Alegre e a 50 km de Caxias do Sul, entre as montanhas da Serra Gaúcha, e dona de uma natureza encantadora com várias opções para o ecoturismo e aventura, a cidade começa a se estruturar para marcar espaço neste segmento do turismo.

Seus habitantes, que esbanjam hospitalidade, chegam a denominá-la “Terra das aventuras”. Aos amantes destes esportes, a cidade garante altas doses de adrenalina para famílias e também para os “eco-aventureiros” mais exigentes, com destaque para o rafting no Rio da Prata.

Nova Roma do Sul por volta de 1900

Nova Roma do Sul em 2006

Cascading no Salto Escondido

Segundo a Cia Aventura, a agência receptiva local, a melhor forma de conhecer o Salto Escondido é por meio do cascading. Atraídos pelos muitos adjetivos dados à cachoeira, partimos ansiosos para o maior cascading que já fizemos.

Chegada ao início da Trilha para o Salto Escondido

A trilha que leva à parte alta é leve e em pouco tempo chegamos ao local da ancoragem. Ao avistarmos, a majestosa queda de 100 metros de altura, a ansiedade cedeu espaço ao medo, logo superado pelo desafio da aventura. Embora não apresente muita dificuldade, este cascading é indicado apenas para quem já tem alguma experiência. Equipados, começamos a descer. Como o volume d´água estava intenso, optamos por rapelar pela parte seca ao lado da queda. Apesar de impressionados com a altura, foi possível curtir a vista que é maravilhosa!

Trilha para o Cascading

No topo do Salto Escondido

A maior parte da descida se dá no negativo por conta de uma grande fenda no paredão, o que nos deu a oportunidade de contemplar o interior da queda numa visão inesquecível!

Ronny começando a descer o Cascading

Matheus no início do Cascading

Assista ao vídeo desta atividade:

Como presente ao nosso esforço, fomos recepcionados no Casarão Municipal com um completo café colonial, onde também aprendemos um pouco da história da cidade pelas fotos espalhadas nas paredes de pedra.

Café colonial no Casarão Municipal

Todos reunidos para o café colonial

Matheus olhando para a

Matheus olhando para a "história" de Nova Roma do Sul

Um dos quadros da

Um dos quadros da "história"

Pêndulo, tiroleza e rapel na Ponte Júlio de Castilhos

Ponte Júlio de Castilhos

A Ponte Julio de Castilhosfica a 15 km do centro. Um local histórico que data de 1930, conhecida também como Ponte de Ferro, que faz a travessia de Farropilha à Nova Roma do Sul sobre o Rio das Antas.

Para garantir as altas doses de adrenalina prometidas, o programa incluía um rapel, uma tirolesa e um pêndulo.

O rapel de mais ou menos 23 metros é totalmente no negativo e indicado para iniciantes. A ancoragem é feita na própria ponte e termina nas rochas onde fica o guia que faz a segurança. Uma aventura gostosa e tranqüila para curtir com os menores.

Recebendo as instruções

Descendo o rapel

A tirolesa de 100 metros sai da ponte e acaba no do rio, onde o aventureiro é convidado a dar um mergulho em suas águas geladas. Uma boa pedida para quem está precisando “zerar a vida”, pois você sai de lá renovado!

Ronny na tiroleza

Já o pêndulo é para aqueles que não abrem mão da adrenalina. O diferencial desta atividade nesta ponte é o local da saída. A ponte tem um beiral que serve de base para o pêndulo, a corda é presa num lado da ponte e esticada até o beiral de onde a pessoa pula, evitando o “tranco” nas costas.

Ansiosa e autoconfiante coloquei-me no beiral. Ao olhar para baixo percebi a maior dificuldade do pêndulo: pular! Cheguei a relutar e quase desistir, mas foi só o tempo de dar aquela respirada e mergulhar no vazio. O sentimento é de um grande aperto no peito com a delícia da liberdade, eu estava quase que voando...

Luciana no pêndulo

Ao ser puxada para cima, vejo nosso filho de 10 anos, totalmente equipado, pronto para pular. Demorei um pouco para registrar o que iria acontecer, quando o vi no beiral da ponte. Em poucos segundos estava ele mergulhando no mesmo vazio que eu há minutos atrás. Só voltei à realidade, quando o ouvi gritar: “Foi demais!”

Com certeza o pêndulo é uma experiência rara e especial.

Matheus no pêndulo

"Voando" no pêndulo

Assista ao vídeo desta atividade:

Off road

Nova Roma do Sul tem muitos lugares por onde apenas um jipe consegue passar. O programa era ver o por do sol no Mirante Fiametti, com vista para o Vale do rio da Prata e a estrada de ferro. A trilha que percorremos por 6 km off road até o mirante conta com belas vistas. A certa altura, fomos surpreendidos por uma árvore caída atravessando a estrada, obstáculo facilmente removido, pois prevendo situações como esta, é comum duas motocross acompanharem o off road. Os motoristas das motos e o do jipe removeram a “barreira” e, mesmo com o atraso, chegamos ao mirante a tempo de registrar o momento único protagonizado pelo sol que tingia tudo de um leve dourado.

bela vista das montanhas

Pela janela do jipe

Removendo o

Removendo o "obstáculo"

Chegada a tempo do Pôr-do-Sol

A Filó

Um raro prazer que pudemos desfrutar na cidade, foi a oportunidade de sermos acolhidos em uma “Filó”.

A festa típica da época da imigração italiana, que aconteceu na Cantina Pasuch, procura reviver as antigas reuniões familiares com dança, música e pratos típicos, tudo isto regado ao melhor vinho produzido em Nova Roma do Sul.

As

As "Boas Vindas"

A alegria da festa

A alegria deste povo festeiro e acolhedor envolveu-nos. Vestidos com roupas típicas da época, convidaram-nos para cantar e dançar com eles, fazendo com que voltássemos no tempo.

Luciana

Luciana "aproveitando a festa"

A mesa farta

A noite foi ótima, coroada com a música “Amigos para sempre” na voz de uma excelente soprano, que emocionou a todos nós.

Amigos para sempre

Ganhando o chápéu

Assista ao vídeo da Filó:

Bike, Rafting e duck no Rio da Prata

Nova Roma do Sul oferece duas opções de descida de rafting: a do Rio da Pata e a do Rio das Antas. Optamos por fazer o Rio da Prata, no qual poderíamos também curtir o duck em alguns trechos.

A saída da cidade até o local de embarcar o rafting foi feita de bike. Pedalamos por 7 km aproveitando a estrada que é ideal para esta modalidade, guiados por uma caminhonete que levava os botes.

Saída para o rafting

de bike

Paramos no caminho para conhecer a Igreja de São José. Construída em 1889, ainda mantém intactas várias das pinturas da época no seu interior.

Igreja de São José

Chegando ao rio, saímos em dois botes com três ducks para a segurança.

O Rio da Prata reúne algumas das principais características para uma descida emocionante: é turbulento, rápido, cheio de ondas, com corredeiras e quedas que vão do nível II ao nível V. Mesmo com este perfil, o rafting pode ser praticado por iniciantes, pois depois de cada corredeira e queda, há um remanso onde pode ser efetuado um resgate se necessário. Para os “rafteiros de carteirinha”, este é um rafting imperdível, pois se trata de um dos melhores do Brasil.

Começando a descer o Rio da Prata

A descida por 9 km é percorrida em 2h30, o percurso apresenta as corredeiras de forma crescente, ou seja, começa com corredeiras e quedas mais suaves até terminar na maior delas.

Num ponto do rio, onde as corredeiras apresentam níveis II e III, aproveitamos para descer dos botes e seguir nos ducks. Cada um de nós foi acompanhado de um guia. No duck, a ordem é literalmente “remar para não virar”, descemos três corredeiras, parando em seguida num remanso, para voltarmos aos botes de rafting.

A última e poderosa corredeira é a Lacraia, como o próprio nome diz é longa e venenosa. Paramos num remanso para receber as instruções para enfrentá-la: era preciso remar sincronizado e estabilizar o bote nos momentos certos para que não vire. Apesar das recomendações, os guias nos garantiram que não haveria problemas em manter nosso filho dentro do bote.

Duck no Rio da Prata

Nas corredeiras

O curso da “Lacraia” saía do nosso campo de visão, apenas ouvíamos o barulho d´água, o que bastava para que a adrenalina fosse a mil. Todos prontos, partimos. Logo na entrada da corredeira fomos jogados para baixo e ondas imensas inundaram o bote. Nosso filho desapareceu momentaneamente, pois estava na ponta do bote. Apenas um susto! A “Lacraia” ainda não estava satisfeita, mas com o bote equilibrado vencemos os “venenos” e saímos comemorando o final do melhor rafting que fizemos!

mais corredeiras

início da Lacraia

Assista ao video desta atividade:

Ao fim de nossa visita à Nova Roma do Sul,tivemos tempo para conhecer o Salumefício Roma, onde aprendemos sobre a manufatura dos salames e copas à moda italiana, e o Antigo Moinho, onde presenciamos a produção da farinha de milhos à moda antiga.

Aprendendo a fazer a farinha de milho

Esta viagem foi muito especial para nossa família.

Aos pais, posso garantir que a maior adrenalina é ver seus filhos curtirem toda esta aventura, e o mais gratificante é poder acompanhá-los nestes momentos!

Dicas da Família Muller

- Nova Roma do Sul além de ser um ótimo local para as crianças aprenderem sobre a imigração e as diferentes culturas do Brasil, tem um roteiro apropriado para todas as idades, nós optamos pelo mais radical, para crianças a partir de 9 anos.

- Reserve no mínimo quatro dias para aproveitar tudo que a cidade tem para oferecer.

- Para o cascading no Salto Escondido, é necessário alguma experiência em rapel e nenhum medo de altura.

- Já o rapel da Ponte de Ferro e a Tirolesa, podem ser praticados com tranqüilidade por crianças iniciantes (inclusive menores de 9 anos).

- O pêndulo é uma atividade mais radical, mas bem segura. Quem curte um bom balanço vai adorá-lo.

- O rafting no Rio da Prata é ideal para quem já tenham praticado rafting, no entanto existem locais para portagem nas corredeiras e quedas mais rápidas, sendo possível sair do bote nestes momentos. Nosso filho fez portagem em uma das quedas.

Outros Passeios
De jipe ou de carro até a Gruta Fiorese, o local tem uma vista privilegiada para o Vale do Rio das Antas e por fora da gruta cai uma bela cachoeira. Fica a 7 km do centro e pelo caminho é possível apreciar as casas antigas com arquitetura típica italiana.

Para quem quer mais aventura

Expedição no Rio da Prata
São 21 km de corredeiras, divididos em duas descidas (uma a tarde e
outra pela manhã). Á noite o programa é acampar nas margens do Rio da Prata com direito a trilha noturna e um Luau de confraternização.

De manhã o grupo encara uma nova descida de rafting. A expedição termina com um almoço colonial de despedida.

Estão inclusos: o transporte e todos os equipamentos para as atividades, a estrutura de camping, as três refeições com bebidas, e carro de apoio. É preciso levar barraca e colchonete.

Serviços

Cia Aventura Rafting Turismo
(54) 3294 1791 / 9972 3680
www.ciaaventura.com.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Itamarana Hotel
Av Júlio de Castilhos, 810
Fone: (54) 3294 1267
Diárias de R$ 45,00 a R$ 60,00 com café da manhã.