×

Atenção

JFolder::create: Não foi possível criar um diretórioPath: /home/familia/familiamuller.com.br/html/cache/com_templates

JFolder::create: Não foi possível criar um diretórioPath: /home/familia/familiamuller.com.br/html/cache/com_templates

Parque Estadual da Cantareira - SP

O Parque Estadual da Cantareira fica a apenas 20 min do centro de São Paulo. Caminhar pelo parque em meio a sua rica fauna e flora é uma ótima pedida para quem quer aproveitar o dia na natureza e fazer um bate e volta a partir da capital paulista.

 

O Parque Estadual da Cantareira fica a apenas 20 min do centro de São Paulo. Foi dividido em quatro núcleos, e por ser uma Unidade de Conservação Ambiental, sua rica fauna e flora estão protegidas legalmente. Caminhar pelo parque é uma ótima pedida para quem quer aproveitar o dia e fazer um bate e volta a partir da capital paulista.

O Núcleo Pedra Grande é o maior receptor de visitantes e onde funciona a Sede Administrativa do parque.

A trilha para a Pedra Grande que sai deste núcleo, possui o maior percurso: 9,5 Km (ida e volta), apesar de longa é relativamente fácil. A caminhada se dá por uma antiga estrada que teve seu asfalto preservado. O ponto culminante é a Pedra Grande, uma enorme rocha de granito de onde é possível avistar a cidade de São Paulo do Norte para o Sul. Em dias claros pode-se ver até parte da Serra do Mar além da cidade.

O Núcleo das Águas Claras, nome este que faz referência à micro bacia em que a área está inserida, formada pelo ribeirão Águas Claras, está quase em sua totalidade localizado dentro do município de Mairiporã e tem 80% de sua área decretada APM (Área de Proteção aos Mananciais), Segundo o parque: “ tal área tem por objetivo proporcionar aos moradores da Grande São Paulo - não apenas um contato direto com a floresta de maior biodiversidade do planeta – a Mata Atlântica, mas também de resgatar a memória sobre a cultura das águas.”

Núcleo das Águas Claras
Núcleo das Águas Claras - Foto: Família Muller

Este núcleo abriga outro caminho que também leva à Pedra Grande, a trilha da Sussuarana. Mais leve e em meio à mata, a distância a ser percorrida nesta trilha é menor: 6,5 Km (ida e volta). Nesta caminhada você atravessa da cidade de São Paulo para o município de Mariroporã.

Trilha Sussuarana
Trilha Sussuarana - Foto: Família Muller
Divisa de Municípios
Divisa de Municípios - Foto: Família Muller

A trilha da Sussuarana nos oferece a oportunidadde de observar várias espécies de plantas da Mata Atlântica e a diversidade da fauna expressa nos insetos e pequenos animais que se escondem na mata.

Flora da Mata Atlântica
Flora da Mata Atlântica - Foto: Família Muller
A procura de pequenos animais
A procura de pequenos animais - Foto: Família Muller
Pássaro avistado na trilha
Pássaro avistado na trilha - Foto: Família Muller

Por volta de 300 m antes de chegar ao cume da Pedra Grande a trilha da Sussuarana encontra a trilha que sai do Núcleo Pedra Grande, passando de terra a asfalto preservado.

Encontro das trilhas
Encontro das trilhas - Foto: Família Muller
Chegada ao cume da Pedra Grande
Chegada ao cume da Pedra Grande - Foto: Família Muller

O Parque não tem estrutura de lanchonete, é preciso levar água e um lanche para fazer um piquenique no cume da Pedra Grande, de frente para vista da cidade.

Vista de São Paulo
Vista de São Paulo - Foto: Família Muller

Lá em cima há um pequeno museu onde estão expostos alguns animais do parque, empalhados, além de informações sobre a fauna, flora e da área de proteção dos mananciais.

Ambas as trilhas são limpas e seguras e o macaco Bugio pode ser avistado facilmente no início e no final da caminhada, é só olhar para cima, que lá estão às grandes famílias dos tais macacos.

Macacos Bugio
Macacos Bugio - Foto: Família Muller
Família Muller
Família Muller

A visita ao Parque é agradável durante todo o ano e só fecha nos dias de chuva.

Para completar o passeio, nossa dica é visitar o Complexo do Velhão - Estrada de Santa Inês, 3000 – Mariporã

O local conta com lanchonetes, restaurantes choperia, pizzaria, cafés e lojinhas. O melhor programa é almoçar no restaurante As Véia, que fica dentro do complexo e serve uma comida caipira de primeira.

Onde fica:

Núcleo Águas Claras
Av. José Ermínio de Moraes, s/n Mairiporã
O Núcleo fica próximo à divisa dos municípios de São Paulo e Mairiporã, um pouco antes do portal de Mairiporã.
Horários: Sábados domingos e feriados das 8h às 17h
É cobrada uma taxa de manutenção na entrada do parque.

Núcleo Pedra Grande
R ua do Horto, 1.799 – bem próximo ao Horto Florestal