O Parque Estadual da Cantareira fica a apenas 20 min do centro de São Paulo. Caminhar pelo parque em meio a sua rica fauna e flora é uma ótima pedida para quem quer aproveitar o dia na natureza e fazer um bate e volta a partir da capital paulista.
O Parque Estadual da Cantareira fica a apenas 20 min do centro de São Paulo. Foi dividido em quatro núcleos, e por ser uma Unidade de Conservação Ambiental, sua rica fauna e flora estão protegidas legalmente. Caminhar pelo parque é uma ótima pedida para quem quer aproveitar o dia e fazer um bate e volta a partir da capital paulista.
O Núcleo Pedra Grande é o maior receptor de visitantes e onde funciona a Sede Administrativa do parque.
A trilha para a Pedra Grande que sai deste núcleo, possui o maior percurso: 9,5 Km (ida e volta), apesar de longa é relativamente fácil. A caminhada se dá por uma antiga estrada que teve seu asfalto preservado. O ponto culminante é a Pedra Grande, uma enorme rocha de granito de onde é possível avistar a cidade de São Paulo do Norte para o Sul. Em dias claros pode-se ver até parte da Serra do Mar além da cidade.
O Núcleo das Águas Claras, nome este que faz referência à micro bacia em que a área está inserida, formada pelo ribeirão Águas Claras, está quase em sua totalidade localizado dentro do município de Mairiporã e tem 80% de sua área decretada APM (Área de Proteção aos Mananciais), Segundo o parque: “ tal área tem por objetivo proporcionar aos moradores da Grande São Paulo - não apenas um contato direto com a floresta de maior biodiversidade do planeta – a Mata Atlântica, mas também de resgatar a memória sobre a cultura das águas.”
Este núcleo abriga outro caminho que também leva à Pedra Grande, a trilha da Sussuarana. Mais leve e em meio à mata, a distância a ser percorrida nesta trilha é menor: 6,5 Km (ida e volta). Nesta caminhada você atravessa da cidade de São Paulo para o município de Mariroporã.
A trilha da Sussuarana nos oferece a oportunidadde de observar várias espécies de plantas da Mata Atlântica e a diversidade da fauna expressa nos insetos e pequenos animais que se escondem na mata.
Por volta de 300 m antes de chegar ao cume da Pedra Grande a trilha da Sussuarana encontra a trilha que sai do Núcleo Pedra Grande, passando de terra a asfalto preservado.
O Parque não tem estrutura de lanchonete, é preciso levar água e um lanche para fazer um piquenique no cume da Pedra Grande, de frente para vista da cidade.
Lá em cima há um pequeno museu onde estão expostos alguns animais do parque, empalhados, além de informações sobre a fauna, flora e da área de proteção dos mananciais.
Ambas as trilhas são limpas e seguras e o macaco Bugio pode ser avistado facilmente no início e no final da caminhada, é só olhar para cima, que lá estão às grandes famílias dos tais macacos.
A visita ao Parque é agradável durante todo o ano e só fecha nos dias de chuva.
Para completar o passeio, nossa dica é visitar o Complexo do Velhão - Estrada de Santa Inês, 3000 – Mariporã
O local conta com lanchonetes, restaurantes choperia, pizzaria, cafés e lojinhas. O melhor programa é almoçar no restaurante As Véia, que fica dentro do complexo e serve uma comida caipira de primeira.
Onde fica:
Núcleo Águas Claras
Av. José Ermínio de Moraes, s/n Mairiporã
O Núcleo fica próximo à divisa dos municípios de São Paulo e Mairiporã, um pouco antes do portal de Mairiporã.
Horários: Sábados domingos e feriados das 8h às 17h
É cobrada uma taxa de manutenção na entrada do parque.
Núcleo Pedra Grande
R ua do Horto, 1.799 – bem próximo ao Horto Florestal